quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como escrever um livro em 60 dias ou menos

Dedicação
Quer escolhas 60 dias, 30 dias ou 6 meses como o teu objectivo, tudo o que importa é que te dediques e imponhas um horário que fará com que o atinges. Escolhe um horário realista que possas cumprir. Um bocadinho todos os dias é melhor que tentar demasiado e desistir.

Como escolher o teu objectivo temporal? Começa por determinar:
- Quantas horas por dia consegues dedicar à escrita?
- Quantas páginas consegues escrever por hora?

Exemplo: Digamos que consegues escrever 2 horas por dia e 3 páginas por hora. Para escreveres um livro com uma média de 300 páginas precisas de 50 dias (300 paginas por livro/6 páginas por dia=50dias ---- não verifiquei as contas, mas vou acreditar a palavra do autor do artigo)

Processo de escrita
Para escrever um romance, é recomendado o método “Floco de Neve” original “Writing a Novel Using The Snowflake Method”. Um guia conciso que fará com que consigas escrever o teu romance se o seguires. Se perceberes inglês podes visitar o site e imprimir as intrucções para cada um dos passos.
Snow Flake Method for Writing a Novel (summary from http://www.advancedfictionwriting.com/articles/snowflake-method/) Irei tentar traduzir este método mais tarde.

1.Tira uma hora para escreveres um resumo de uma frase para a tua história.

2.Tira outra hora para expandires essa frase num parágrafo a descrever a composição da história, os conflitos e o final do livro.

3.Escreve um pequeno resumo para cada personagem.

4.Tira algumas horas e expande cada frase do resumo num parágrafo inteiro. Todos menos o último parágrafo deverá acabar em desastre. O último parágrafo deverá dizer como o livro acaba.

5.Tira um dia ou dois para escreveres uma página inteira acerca da descrição de cada um dos personagens principais e meia-página para os menos importantes.

6.Agora tira uma semana e expande a sinopse de uma página do enredo a quatro páginas de sinopse.


7.Tira outra semana e expande as descrições dos personagens num gráfico completamente desenvolvido e escreve os detalhes que sabes acerca de cada personagem.

8.Preparação para escreveres o primeiro rascunho: faz uma lista numa folha de cálculo de todas as cenas que irás precisar para transformares a tua história num romance .
9.(opcional) Volta para o word e começa a escrever uma narrativa da descrição da tua história.

10.Por esta altura, apenas senta-te e começa a escrever o primeiro rascunho real da tua história.

Sem comentários:

Enviar um comentário