segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Os 12 Presentes de Edição para o Natal - Dia 3

On the third day of Christmas my true love sent to me..."

Sintaxe. O que é?

A Wikipedia é um génio:

Sintaxe (pronunciação no AFI[sí'tasɨ]) (do grego clássico σύνταξις "disposição", de σύν, transl. syn, "juntos", e τάξις, transl. táxis, "ordenação") é o estudo das regras que regem a construção de frases nas línguas naturais.1 A sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível.

Exemplos:

Eu escrevi um livro. Eu espero que as pessoas o comprem.

Vamos ligar as frases

Eu escrevi um livro e espero que as pessoas o comprem.
<Neste caso  o ponto final desaparece e o “e” funciona como conector.

Eu escrevi um livro, eu espero que as pessoas o comprem.
<Se quisermos voltar a utilizar o sujeito, neste caso já precisamos da virgula, mas também podemos utilizar  “, e”

Enquanto eu escrevia o meu livro, eu esperava que as pessoas o comprassem.
< A segunda frase fica dependente da primeira devido à utilização do modificador. Não podemos escrever simplesmente: “Enquanto eu escrevia o meu livro.” Todos ficariam “O quê? O quê? O que aconteceu enquanto escrevias o teu livro?”

Agora se mudarmos a ordem das frases:

Eu espero que as pessoas comprem um livro que escrevi.

Podemos até acrescentar informação que não precisa de lá estar necessariamente e que não altera em nada a originalidade da frase:

Eu escrevi um livro e, é claro, espero que as pessoas o comprem.

Da mesma maneira que acrescentamos a informação que não diz nada, também podemos inserir algo que altera a primeira frase. E neste caso a conjunção “e” vem depois da frase não essencial.

Eu escrevi um livro, o que foi fantástico para mim, e espero que as pessoas o comprem.


As virgulas, os ponto e virgulas, os dois pontos e os travessões, assim como os pontos finais, são definitivamente a pior parte de edição e onde temos de verificar se está tudo no lugar certo, mas se forem como eu e não souberem exactamente onde fica o lugar certo, o trabalho pode ficar muito mais complicado. Eu sugiro que façam uma pequena pesquisa sobre o assunto antes de terminarem.


Nop! Scratch that. A pior parte da edição é saberes o que está de errado com o primeiro rascunho, mas também não saberes o que fazer para mudar. Aqui fica uma fotografia de mim a trabalhar:

Sem comentários:

Enviar um comentário