sábado, 23 de novembro de 2013

Os 12 Presentes de Edição para o Natal - Dia 6

Esta é muito boa para mim também. Ainda bem que estamos quase no Natal (mais ou menos) e deu-me para isto. E ainda bem que estou no processo de edição.

Livra-te das palavras que não precisas

Em inglês existem muitas listas de palavras desnecessárias, mas em português a única coisa que encontrei foi isto.  

Demasiadas palavras fazem com que o leitor comece a bocejar. Por vezes, as palavras podem ser apagadas e outras arranjada. Lê a frase em voz alta primeiro com as palavras desnecessárias e depois sem. Qual delas fica melhor?


Também é um erro que cometo algumas vezes, mas agora que quero exemplos não me vem nenhum à memória.  Mas traduzindo alguns dos exemplos:

Ela disse-me que não haveria possibilidade de ser feito.
Ela disse-me que não podia ser feito.

Eu queria fazê-lo.
Eu queria fazê-lo.

Eu estava realmente muito contente por ela ter dito isso.
Tenta uma palavra diferente:
Eu estava radiante por ela ter dito isso.

O meu pesadelo: o uso excessivo de realmente, muito, simplesmente, na verdade, apenas, entre outros.

Com sorte, quando acabar todas as dicas já estamos mesmo na altura do Natal. E pode ser que eu esteja bem disposta e decida dar mais presentes. (Uau! 12 presentes e a possibilidade de dar mais? Não acredito o quão generosa sou!)

Sem comentários:

Enviar um comentário