domingo, 24 de novembro de 2013

Os 12 Presentes de Edição para o Natal - Dia 7

Reconhece as características dos teus personagens


A tua personagem não é só o João. Ele é um homem.
Que tipo de homem?

Primeiro, que tipo de personagens precisas para popular a tua história?  O tema e cenário da tua história dita alguns dos teus personagens. Se a acção acontece na escola precisas de professores, alunos, auxiliares, pais etc. Mas eu não estou bem a ver o F.B.I  a passear pelos corredores da escola, a não ser que por alguma razão realmente precises do F.B.I lá.

A maneira mais fácil de criar alguns personagens interessantes é utilizando características e habilidades de pessoas que realmente conheces e os juntes numa pessoa só. Ao juntar amigos num só personagem, podes criar combinações originais.

Faz listas acerca das características dos teus personagens de forma a que não os mistures. Faz-lhes perguntas.

Eu fiz um exercício do livro “Writing a Novel and Getting Published for Dummies” e diverti-me imenso. Não só fiz estas perguntas aos meus personagens como a algumas amigas para poder entender em que extensão estava a usar pessoas que conhecia nos meus personagens. O resultado foi interessante.

Algumas das perguntas:
Qual a cor preferida do João?
Qual foi o sonho mais assustador que ele já teve?
Que tipo de revistas é que ele lê?
Se existisse um filme sobre a vida do João, quem achas que ele queria que o interpretasse?
Quem foi o primeiro amor dele?
Se ele tivesse uma tatuagem onde e o que seria?
Como é a voz dele?
Como é que ele anda?


Eu quando fiz estas perguntas aos meus personagens descobri coisas sobre eles que ainda não tinha pensado. Por exemplo, houve uma personagem em que eu lhe fiz a pergunta da tatuagem e depois ela respondeu: “’pera aí, mas eu tenho tatuagens. Elas são aqui, aqui e ali. E são disto aquilo e aquilo. Como é que tu ainda não sabias disso?” Porque nunca tinha pensado nisso, mas a única maneira desta personagem fazer sentido na minha cabeça era realmente com essas tatuagens. E não é só por ela ser gótica e eu ser preconceituosa ao ponto de achar que todos os góticos têm tatuagem, mas porque todas estas tatuagens têm um significado para ela, principalmente a das omoplatas que diz: “Eles temem aquilo que te torna diferente”.

 Isto não significa que precisas de encher as páginas do teu livro com estes traços, alguns nunca vão ser usados na tua história e servem apenas para os conheceres melhores e criares personagens mais realistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário