terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os 12 Presentes de Edição para o Natal - Dia 9

Evita Listas

Por muito que queiras tentar preencher as páginas com palavras, se a história não for suficientemente forte para enche-la e precises de listar tudo o que acontece, lamento muito dizer-te, mas vai haver muita gente a bocejar.

Já imaginaste o que é receber um telefonema de um amigo a dizer: “Olha, vou de férias e na mala levo: quatro pares de meias e cuecas, porque vou lá ficar três dias, mas quero ter pelo menos umas extras. Levo também quatro pares de calças, mas seis t-shirts porque ainda não decidi bem o que quero e  algumas são mais para a noite enquanto as outra para poder passear. Ah! E sabes como é que são os produtos de hotel, por isso vou levar o shampoo o gel-de-banho e o amaciador. Mas não me posso esquecer do gel e do desodorizante. Como é que eu podia esquecer? Estão dois graus naquele fim do mundo, preciso de levar casacos.”



A certa altura com um telefonema destes vais acabar por virar-te para o teu amigo e dizer: “Meu, eu por acaso perguntei-te alguma coisa?” Até mesmo eu estava aborrecida enquanto escrevia e não acho que os teus leitores vão ficar muito interessados nos pormenores todos acerca do que vais levar.


É claro que a intercalação com o pensamento é bem melhor do que escrever uma lista completa: “Olha, vou de férias e na mala levo: quatro pares de cuecas e meias. Quatro pares de calças e seis t-shirts. Vou levar também o shampoo o gel-de-banho, o amaciador, o desodorizante e o gel. E ainda levo dois casacos.” Esse é definitivamente um não-não.

Sem comentários:

Enviar um comentário