sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Os 12 Presentes de Edição para o Natal - Dia 11

Explora todos os sentidos

Não precisas de juntar o olfacto, visão, tacto, audição e o paladar tudo na mesma frase. Mas tenta intercalar enquanto vais escrevendo. Traz o leitor para dentro da mesma sala que o personagem, faz com que ele também experimente.

Fecha os olhos e imagina o cenário à volta do teu personagem. O que vês? Bosques, praia, edifícios? O que cheiras? Talvez é a hora de almoço no verão e a rua cheira a sardinha assada ou frango grelhado? Ou talvez inverno e existe um leve aroma a pinho a queimar? Também pode simplesmente cheirar a frio e isso faz-te lembrar o Natal. Ou se viveres perto de mim, talvez estejam a fazer fogo de artifício e a rua cheire ligeiramente a enxofre. O que sentes? O sol na pele a aquecer-te, o suor a escorrer-te pela pele? O frio a congelar-te as orelhas, os lábios a gretarem? O que ouves? O fogo de artifício? As ondas da praia? A dança das folhas? O som do vento no trigésimo andar?

A Maria entrou na sala e estava de novo em casa.

O som do crepitar da lareira e o forte cheiro a pinho provavam a Maria que estava de novo em casa. Assim que entrou na sala e reparou na velha cadeira de baloiço da avó, o sofá com uma das pernas partidas pelo irmão e a mesa cheia de folhas desorganizadas do pai. O leve aroma da comida caseira da mãe traziam de novo memórias que a faziam aquecer por dentro e sentir-se revigorada.
Qual destas frases de faz sentir melhor?

Sem comentários:

Enviar um comentário