terça-feira, 17 de novembro de 2015

A preparar-me para outra revisão

O ano passado quando estava a terminar o manuscrito de «Sombras» escrevi um post acerca do processo de revisão de Veronica Roth.


Agora que finalmente terminei mais um rascunho da sua sequela, voltei novamente ao seu conselho.

Revisão #1 – Leitura
Revisão #2 – Problemas globais e problemas locais
Revisão #3 – Período de reflexão

Não existe muito mais que possa acrescentar ao que já foi dito a não ser que recomendo seriamente a ler o rascunho tudo de uma vez. Quando lemos partes e focamos-nos a melhorar essas ditas partes e acabamos por esquecer um pouco o que já foi dito para trás, o que nos leva a repetir certas coisas, como diálogos que sabíamos que queríamos incluir que na verdade já foram escritos, mas esquecemos; descrições que já usámos e pequenas coisas aqui e ali.

Eu dei a uma amiga para ler a sequela e dizer o que achava e sem me aperceber tinha escrito algumas cenas repetidas o que ela comentou “já escreveste isto”, “já disseste algo semelhante”. Porquê? Porque não tenho o mesmo processo de leitura que ela em que tudo fica fresco na memória porque não existem pausas para trabalhar noutros pontos.

Outro ponto também fortemente aconselhável é deixar o manuscrito descansar um pouco. Isso é algo que de momento não me posso dar ao luxo visto que com o último ano de licenciatura, o trabalho, os estágios e o facto de ter passado os últimos três meses a viajar pela América do Sul, devo admitir que a escrita sofreu um bocadinho e devo retomar ao trabalho o mais depressa possível.

Mas deixar o manuscrito descansar permite-te a voltar com os olhos refrescados e a mente descansada. Distraí-te com outra tarefa. No entanto, o que eu aconselho a fazer é tomar notas das coisas que já sabes que tens de alterar.


Mas isso também depende de cada um, se eu soubesse a melhor maneira de enfrentar o difícil processo de revisão não temeria tanto quando este momento chega. Se alguém descobrir, por favor avise…

Entretanto fiquem com a maravilhosa foto do meu grandioso manuscrito :)


Sem comentários:

Enviar um comentário