sábado, 6 de fevereiro de 2016

Chegou o dia!

O dia da partida chegou, começo a olhar para o quarto e só tenho vontade de pôr as mãos na cabeça, não por medo ou ansiedade, se bem que acho que esses sentimentos não ajudem, mas porque as gavetas estão abertas, as roupas espalhadas, os livros caídos e a secretária recheada de canecas de galões.

Dou uma vista de olhos à check-list e penso que mesmo assim deve haver qualquer coisa que vai ficar esquecida, como é que eu deixei tudo para o último minuto??

Ah! Já sei! Porque és tu.

O que me leva a um tópico com o qual me debato muitas vezes, cada vez que viajo e por vezes no mundo da escrita, nervosismo ou falta de preparação? É verdade que é natural sentir-se nervosismo antes de uma viagem, mas sempre? Será que se tivesses preparado um bocadinho mais o teu itinerário, visto como chegar, planeado os teus dias, feito as malas (toda e não apenas parcial para a fotografia), não te sentias mais relaxada? Nervosismo ou falta de organização? Se fizesses uma lista de preparação, anotando as coisas conforme vão aparecendo e não escrever no último dia, à espera que te lembres de todas, dizendo profanidades quando te lembras de uma já a caminho do aeroporto, talvez não tivesses tão stressada.

E depois penso, não seria eu se o fizesse. Não seria aquela pessoa que foi para a América do Sul, sem nada planeado, com apenas as primeiras duas noites marcadas e sem fazer ideia de como apanhar um autocarro para a Bolívia (porque não me tinha dado ao trabalho de descobrir que afinal o sistema de transportes da América do Sul é fantástico), aquela rapariga que ia visitando as cidades conforme lhe iam dizendo que eram sítios interessantes para se ver. Aquela que descobria quando compraria o próximo bilhete, quase na altura de o comprar ou por vezes chegava à cidade sem hostel reservado. Eu odiava essa rapariga, ela deixava-me os nervos em franja todos os dias antes de uma partida, mas eu adorava essa rapariga e o seu espirito de aventureira.

A primeira semana está toda marcada e planeada, porque não serei só eu a viajar e a europa é muito mais cara para se andar à aventura, mas a partir do dia 14 (o dia do meu voo para Pequim), eu vou festejar o dia dos namorados e vou voltar à andar com essa rapariga, porque apesar de odiar estes nervos miudinhos, adoro muito mais saber que não tenho planos ou satisfações a dar.


Sem comentários:

Enviar um comentário